Tamaño letra:

Rede Nacional de atenção à criança e ao adolescente em situação de rua realiza seminários no Norte e Nordeste

 

Com o objetivo de construir de forma ampla e articulada com o Sistema de Garantia de Direitos, a Política Nacional de enfrentamento à situação de rua de crianças e adolescentes, o Comitê Nacional da rede de atenção à criança e ao adolescente em situação de rua, realizou dois seminários nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

 

Os seminários foram seguidos por reuniões nas quais os integrantes do Comitê sistematizaram as propostas apresentadas pelos representantes dos estados que compõem  as respectivas regiões brasileiras, dentre os quais, adolescentes que exerceram seu protagonismo juvenil.

 

Manaus - AM - 31/10/2013

 

O seminário ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Participaram do seminário aproximadamente 70 pessoas.

 

A mesa de abertura contou com a participação da Srta. Giuliana Cores, coordenação da convivência familiar e comunitária da SDH/PR;  Sra. Nazaré Sá, presidenta do CEDCA/Pará ;  Sra. Maria Gorete, secretária da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Manaus; Srta. Natalícia, representante adolescente do Comitê Nacional de atenção à criança e ao adolescente em situação de rua; Srta. Márcia Gatto, representante do Comitê Nacional de atenção à criança e ao adolescente em situação de rua e o Sr. Manoel Torquato, coordenador da Campanha Nacional Criança Não é de Rua - CNER, que presidiu os trabalhos do seminário.

 

Foram apresentados painéis sobre a realidade nacional e regional da situação de rua infanto-juvenil, realizados trabalhos em grupo e apresentadas contribuições ao documento de propostas para a Política Pública, produzido pelo Seminário Nacional de estruturação da rede.

 

Entre os encaminhamentos foi proposta a criação de um comitê regional para acompanhar os trabalhos do comitê nacional e colaborar no processo de implementação da política, no entanto a plenária sugeriu  a criação de comitês estaduais. Os quatro estados representados no seminário divulgaram os nomes de seus respectivos integrantes. Os estados que não enviaram representantes serão incentivados pela CNER para a criação de seus comitês. Fica a CNER responsável por subsidiar os comitês de instrumentais para elaboração do marco situacional nos estados. O chamado “marco zero” poderá produzir um retrato da situação dos estados para receber a política.

 

Salvador - BA - 11/11/2013

 

O seminário teve início com uma mesa política com presença do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Assistência Social, Campanha Nacional Criança Não é de Rua, Comitê Nacional de atenção à criança e ao adolescente em situação de rua, Ministério Público e Comunidade da Trindade. Cerca de 120 pessoas participaram do evento.

 

O seminário teve início com uma mesa política com presença do Conselho Municipal de Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Assistência Social, Campanha Nacional Criança Não é de Rua, Comitê Nacional de atenção à criança e ao adolescente em situação de rua, Ministério Público e Comunidade da Trindade. Cerca de 120 pessoas participaram do evento.

 

O terceiro seminário regional está agendado para fevereiro de 2014 em Goiânia - GO na região centro-oeste.

 

 

Comitê Nacional

 

Bernd Josef Rosemeyer – Campanha Nacional Criança Não é de Rua/CE

Enilson Costa Ribeiro – Rede Amiga da Criança/ MA

Francisco Rafael Agostinho Araújo – Equipe Interinstitucional de Abordagem de Rua/CE

Jandson Lima dos Santos (adolescente) – Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua/ PE

Larissa Silva Jorge – Inter Rua/RS

Luciano Santos Araújo – Campanha Nacional Criança Não é de Rua/SP

Manoel Torquato Carvalho de Souza – Campanha Nacional Criança Não é de Rua/CE

Márcia Gatto – Rede Rio Criança/ RJ

Marco Antônio da Silva Souza – Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua/SP

Maria Aparecida Pereira Martins – Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua/SP

Natalícia Alves da Silva (adolescente) – Rede Amiga da Criança/ MA

Renildo Barbosa – Campanha Nacional Criança Não é de Rua/BA

Sidnéia Bueno Marianno – Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo/SP

 

 

Respeitamos sua privacidade e somos contra o spam. Caso não queira mais receber nossos e-mails, responda email com a palavra desativar.

 

 

Atenciosamente,

 

Quênia Oliveira

Secretária da Camp. Nac. Criança Não é de Rua

( (+ 55 85) 3212-9477 - 3212-2836 

* Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

www.criancanaoederua.org.br

Skype: Observatório Nacional